O tempo passou e vieram os jogos 3D, como Super Mario 64 e Crash Bandicoot. Mas Sonic estava ficando para trás: era o começo do fim. Durante a época do Dreamcast, a Sega passou por uma crise e para se salvar parou de produzir consoles de vídeo game para se focar no desenvolvimento de jogos.
Enfim, chegamos aos dias de hoje. Os jogos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets nunca foram tão populares, em especial um tipo de jogo conhecido como "Endless Run", onde o personagem está sempre correndo -- geralmente para a direita -- e o jogador é o responsável apenas por fazer ações como pular e atacar.

Parece que alguém jogou esses personagens no Photoshop lascou stroke 10 nesses contornos.
Chega a ser um absurdo que tenha levado tanto tempo para a Sega fazer um jogo do Sonic nesse estilo. Bem, nós tivemos Sonic Dash algum tempo atrás, mas não era a mesma coisa. Sonic Runners chega para iOS e Android tentando trazer aquele Sonic raíz do Mega Drive à experiência mobile. Meu nome é Pedro, e como há muito o que cobrir aqui, vou assumir que você já sabe o básico da jogabilidade de Sonic para este review.
Disponível por enquanto apenas em soft-release -- isto é, para testes -- em alguns países específicos, Sonic Runners, diferente do ínfame Sonic Boom do ano passado, é produzido pela Sonic Team. Essa é a mesma equipe que tem feito os jogos do Sonic desde o começo e não há nada relacionado aquele desastre do Boom aqui.
Como já dito, neste jogo Sonic e os outros personagens correm sozinhos, sempre indo para a direita e cabe a você pular e usar os poderes na hora mais adequada para continuar avançando. Mas o jogo funciona em um esquema de episódios onde você precisa atingir certa pontuação no modo Endless Run para seguir com a história.

A tentação de clicar em Play! é grande, eu sei.
Isso mesmo, Sonic Runners possui uma história. É um enredo muitíssimo simples, mas com muitas conexões com os outros jogos da série que os fãs mais saudosos vão apreciar. Ao começo do jogo, apenas Sonic está disponível como personagem, mas ao prosseguir novos são desbloqueados. Também é possível adquirir outros personagens usando moedas vermelhas adquiridas durante o modo corrida.
Falando nos personagens, todos são divididos em três categorias: Velocidade, Voo e Força. Os tipo Velocidade são equilibrados e podem dar até três saltos no ar, os tipo Voo são mais leves e podem planar, os tipo Força são mais pesados e podem dar um arranque no ar para quebrar certos obstáculos.
Os episódios também têm fases divididas nesses três mesmos tipos e dependendo do tipo do seu personagem, você ganha certa vantagem. Por exemplo, as fases tipo Voo costumam ter vários buracos e partes altas, portante um personagem tipo Voo vai se sair melhor. Mas ainda é completamente possível jogar a fase com um personagem de outro tipo.

Os três tipos de fase: Velocidade, Voo e Força.
Para te auxiliar nas fases, você pode levar com você até dois Companions, personagens suporte que possuem diversas habilidades diferentes e são adquiridos da mesma forma que personagens novos. Assim como as fases e os personagens, eles também são separados em três tipos. Se o tipo do Comapnion combina com o tipo do seu personagem, a habilidade dele tem mais eficácia.
Então tudo se torna uma questão de fazer a combinação correta entre personagem, fase e Companion para se sair bem e marcar a maior pontuação possível. Existe uma infinidade de combinações possíveis, já que você pode levar dois Companions e ter um sub-personagem -- que vai assumir o posto quando você cometer algum erro e morrer -- então é muito legal tentar as várias combinações.
Você ainda tem a liberdade de subir o nível dos seus personagens e Companions para garantir certas habilidades que lhe concederão uma pontuação maior, a custo dos anéis coletados. Cada personagem sobe de nível individualmente, então é preciso ter cuidado para não se concentrar em apenas um personagem.

Tem muuuuito o que se fazer em Sonic Runners.
Já os Companions sobem de nível de forma um pouco diferente: você precisa usar suas moedas vermelhas para adquirir outro Companion igual. É meio esquisito, mas como o jogo é Free to Play, precisa ter dessas coisas. Vale notar que os Companions são ganhos de forma completamente aleatória e isso pode dificultar na hora de subir de nível.
Ao final de cada episódio, você irá confrontar o Dr. Eggman em uma Boss Battle para então prosseguir para o próximo episódio. São batalhas bem curtas e básicas, mas são no mesmo estilo das fases comuns. O personagem sempre corre para frente e você só tem que pular para atacar na hora certa.
Dr. Eggman também aparece de vez em quando durante as seções Endless Run. Dar um golpe nele quando isso acontece te presenteará com muitos anéis e até com moedas vermelhas se tiver sorte. Depois que Eggman aparece, a velocidade da fase aumenta e dependendo de quantas vezes ele aparecer, pode chegar ao dobro da velocidade inicial!
Visualmente, Sonic Runners não impressiona, mas é bonito. Seus cenários são inspirados nos de de Sonic Lost World do Nintendo Wii U. O que pode incomodar é o contorno que todos os personagens possuem, mas que se justifica por ser um jogo bem frenético, com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e assim você não perde seu personagem na confusão. Apesar disso, não há slowdowns ou lags em momento algum de gameplay -- pelo menos no iPhone 6, que foi onde eu joguei.

As fases de Velocidade são inspiradas na Windy Hill do Sonic Lost World.
Mesmo com todas essas qualidades, Sonic Runners é um jogo confuso e indecidido. Não sabe se quer ser um jogo de fases ou um Endless Runner. Algumas empresas já se exploraram esses dois gêneros e obtiveram resultados incríveis, como é o caso de Rayman Jungle Run e Vector. Muitas vezes eu queria jogar casualmente e não podia, por conta desse esquema de episódios.
Apesar da diversidade de personagens e seus tipos, tudo ainda é muito subjetivo. Eu quase sempre jogo com Sonic, mesmo nas fases de Voo e Força, porque quase não há diferença prática entre os tipos de personagem e as que existem mudam pouco a experiência do jogador. Porém, o feel se parece muito com um jogo do Sonic e nisso eles acertaram!
Mas, definitivamente, o pior ponto negativo do jogo é você precisar estar sempre -- SEMPRE -- conectado à internet para jogar. Nós já vimos isso antes e sabemos que não dá certo. Em algumas ocasiões eu estava com meu sinal do Wi-Fi cheio e outros aplicativos funcionando normalmente, mas Sonic Runners sequer saia da tela inicial, alegando que não conseguia se conectar com o servidor. São dores de cabeça desnecessárias que eu espero que se consertem até o lançamento oficial. Talvez algumas dessas reclamações sejam consideradas até o lançamento oficial. Mas por enquanto, o jogo ainda tem alguns problemas que o impedem de ser Show!
Sonic Runners
