“A máscara de bronze da guerra civil tem dois perfis, um que olha para o passado, outro que olha o futuro, mas ambos igualmente trágicos”. Com esta frase, o novelista Victor Hugo, autor de Os Miseráveis, sintetiza a tragédia de ver uma nação, antes unida, se dividir em lados separados, conspirando pela morte de seus antigos companheiros e novos inimigos. Um cisma ideológico é criado, duas facções se separam, ambas prometendo conduzir seus ingressantes a dias melhores e provar a seus opositores o quanto estavam errados. Esta é a essência de uma Guerra Civil, e definitivamente é a essência de Guerra Civil da Marvel!

Após um incidente onde centenas de pessoas perderam suas vidas por uma atitude imprudente dos Novos Guerreiros, a opinião publica a respeito dos heróis muda. Cansados de custear os erros e viver a mercê dos atos daqueles que antes idolatravam, a população passa a cobrar que os super-humanos respondam por seus atos e operem dentro dos limites da lei. É hora de fazer uma pergunta que, embora simples, irá dividir o mundo que conhecemos: COMO? E é nesse contexto que surge a Lei de Registro dos Super-Humanos, instituindo treinamento governamental a heróis e obrigando-os a retirar suas mascaras e fornecer sua identidade secreta ao governo.
Entretanto, para que este projeto colossal funcione, é necessário que os heróis acreditem que retirar suas mascaras e se registrar é o certo a se fazer. É necessário um guia, uma imagem publica que inspire confiança em todos. E quem melhor que o Homem de Ferro para esta missão? Após ser confrontado por uma das mães das crianças mortas no incidente, o Vingador Dourado aceita a missão de persuadir a comunidade superheroica a aderir o registro. “Cansei de ver as pessoas pagarem por nossos erros” (pra quem se lembra, esta frase esta no terceiro trailer dos Vingadores: A Era de Ultron) se torna o grande mote do herói, que passa a trabalhar, com auxilio de outras celebridades do Universo Marvel, em um conjunto de ideias para tornar o mundo um lugar mais seguro .
Mas nem todos estão à vontade com a nova lei. Após ser pressionada pela nova diretora da S.H.I.E.L.D a combater todo e qualquer super-herói que não aderir ao registro, o Capitão América se coloca oficialmente contra a nova diretriz do Governo. Se tornando o líder informal da Resistencia, o Sentinela da Liberdade acredita que os heróis devam prezar por sua autonomia, impedindo que se tornem apenas uma superpolícia governamental e que tenham sua liberdade invadida. Mantendo sua autoridade moral e código de conduta, o Capitão está pronto para enfrentar seus antigos amigos, a S.H.I.E.L.D e até seu país para provar que esta correto, se tornando o inimigo publico numero um dos Estados Unidos.

Guerra Civil é um marco dentro do Universo Marvel, influenciando dezenas de histórias e uma infinidade de personagens, que terão que aprender a enfrentar seus medos e lidar com suas escolhas. E por isso que é impossível não gostar deste épico: apesar de superpoderosos, todos nossos queridos heróis têm duvidas e angústias, que deverão ser resolvidas para que sobrevivam ao que esta por vir. Em um dos maiores eventos já presenciado pelo Vigia, uma batalha será travada em meio a uma turbulência de sentimentos, onde o significado de certo e errado são separados por apenas uma linha tênue. Que lado triunfará? Quem está certo e quem está errado? De que lado VOCÊ está?

Por Giovani Rosa