Review - Bob Esponja: Um Herói Fora D`Água


Olá, meus queridos! Finalmente estou dando a cara aqui de novo desde... bem, desde o ano passado. Em comemoração ao ano novo, dessa vez estou trazendo uma novidade: um review de filme escrito inteirinho por mim! Com vocês, Bob Esponja 3D: Um Herói Fora D'Água.

Esse é o meu primeiro review de um filme, e embora um filme seja muito diferente de um vídeo game -- que são mais a minha praia -- vou tentar manter o meu estilo de avaliação o mais parecido possível com os meus outros reviews. Eu me chamo Pedro e eu te guiarei pelo maravilhoso mundo da Fenda do Biquíni!

Talvez não tão maravilhoso assim, eu acho...

Vamos voltar um pouquinho para entender o que está acontecendo. Tudo começa com mais um plano do malvado Plankton para roubar a fórmula secreta do hambúrguer de siri. Entre aviões, tanques, robôs e um pote de maionese gigante, ele está a um passo de por suas mãozinhas na fórmula quando é pego pelo nosso herói, Bob Esponja. Bob tenta impedir que ele consiga a fórmula, mas ela simplesmente desaparece bem na frente dos dois.

A escassez de hambúrguer de siri leva toda a sociedade da Fenda do Biquíni a um colapso e todos têm que recorrer aos seus instintos mais selvagens para sobreviver neste mundo pós-apocalíptico. Plankton é culpado pelos cidadãos da Fenda do Biquíni como causador de tudo isto e Bob Esponja é o único que sabe que ele é inocente. Isto os leva a formarem uma parceria forçada para tentarem ajeitar as coisas, colocando todos contra os dois -- inclusive os amigos de Bob.

O real culpado é, na verdade, um pirata chamado Barba-Burger, que tem em sua posse um livro mágico e o poder de reescrever a história, assim criando um final onde ele se dá bem vendendo hambúrgueres de siri no nosso mundo. Bob Esponja agora precisa vir até a superfície para recuperar a fórmula em posse do pirata e reestabelecer a ordem à Fenda do Biquíni.

O terrível Barba-Burger, também conhecido como o terrível Antonio Banderas.

Apesar de um enredo sólido, o desenrolar do mesmo no decorrer do filme sofre com muito vai e vem desnecessário que não adicionam nenhum conteúdo. Em muitas ocasiões o filme prefere sair do curso natural de sua história para tentar tirar risadas do público, ao invés de usar comédia para enriquecer o momento e até mesmo o próprio enredo.

Tá, eu sei que parece uma crítica sem fundamento, ainda mais em se tratando de Bob Esponja. Mas o filme se arrasta durante muito tempo por causa disso e acaba perdendo a atenção do público. Considere que o público alvo do filme são crianças, que costumam ter o intervalo de atenção de 3 minutos e meio e temos um problema. Eu me via mais bocejando durante o filme do que rindo, não porque as piadas não eram engraçadas, mas porque eu não estava entretido.

Para se ter uma ideia, só depois de uma hora corrida de filme que os personagens finalmente vão para a superfície -- o filme tem cerca de uma hora e meia de duração -- que é onde a maioria das cenas de ação do filme acontecem. Como a maior parte do marketing e até o nome do filme foram baseados nestes momentos fora d'água, isto se torna outro grande problema. 

As vezes eu me identifico com o Lula Molusco mais do que eu acho que seria saudável.

Por outro lado, o visual do filme é incrível! Tanto as cenas em animação tradicional(dentro d'água) quanto as em CGI live-action(fora d'água) são espetaculares e fazem ótimo uso do 3D. Aliás, eu nunca achei que animação tradicional pudesse ser tão boa em 3D, mas estou contente que me provaram estar errado.

O filme conta também com bastante humor visual. os personagens têm expressões faciais extremamente exageradas e hilariantes durante todo o filme, além de terem personalidades muito bem construídas e diversificadas. Afinal, ainda são os personagens que aprendemos a amar durante todos esses anos de Bob Esponja.

Infelizmente, os pontos positivos acabam por aí mesmo. A trilha sonora é bastante amena e reaproveita boa parte das faixas utilizadas durante a série. Uma música, no entanto, que se destaca é Squeeze Me do grupo N.E.R.D., que apesar de não ser ótima por si só, se encaixa perfeitamente no filme.

Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água é uma aventura mediana e com vários problemas, mas consegue se sustentar com seus personagens já conhecidos e amados por diversos públicos. Em comparação, perde para Bob Esponja: O Filme, de 2004, que é uma aventura muito maior e mais concisa.


Bob Esponja 3D: Um Herói Fora D'Água


Próxima
« Anterior
Anterior
Próxima »