Review - Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire


Bom dia, boa tarde e boa noite! O que estão achando do novo visual do site? É com grande honra que eu estreio essa nova era 2.0 do eShow Box com um Review de uma franquia consagrada e amada por muitos. Com vocês, Pokémon Omega(Ω) Ruby e Pokémon Alpha(α) Sapphire!  

Antes de começarmos, eu acho que seria uma boa ideia dar uma lida no TOP 6 - Gerações Pokémon, onde eu comento sobre Pokémon Ruby e Sapphire e Pokémon X e Y. Já que Pokémon ΩR e αS são remakes dos mesmos e têm vários elementos da sexta geração, é bom para ter uma base. Pode abrir o link, ler todo o post que eu prometo que não saio daqui.


Pronto, leu? Então vamos começar com esse review! Já que se trata de um remake, o mais óbvio é começar comparando o novo com o antigo, e sem dúvidas existem muitas diferenças entre ΩR e αS e Ruby e Sapphire! Mas a maior e mais perceptível diferença está claramente nos gráficos, uma vez que ΩR e αS usam o mesmo motor gráfico dos Pokémon X e Y. 

Este vídeo, feito por um usuário do YouTube, mostra bem essa diferença, e embora eu seja fã dos sprites antigos, a nova engine realmente fez maravilhas com Hoenn. Inclusive, uma iluminação mais colorida e ângulos de câmera mais ousados são bem mais frequentes que em X e Y, tornando os jogos ainda mais bonitos que seus antecessores da sexta geração.

Pontos positivos para pelos gráfios! Mas como eu já estou cansado de dizer, não só de gráficos se faz um jogo. Então esse salto na qualidade gráfica de nada ia adiantar se os jogos continuassem tendo os mesmos problemas dos originais, que são vários.

Para a sorte de todos, a Game Freak parecia estar bem ciente disso, pois há mudanças para consertar todos problemas, além de tornar os jogos diferenciados o suficiente de seus originais para ser uma experiência nova para aqueles que jogaram Ruby e Sapphire, ainda sem perder a essência deles. E os que estão começando a jogar agora também vão aproveitar essas novidades! 
 
 

A narrativa é um desses elementos que sofreu mudanças para ser aprimorada. Apesar de ser quase a mesma por fora, mais contexto foi adicionado para interligar a história desses jogos com as de Pokémon X e Y. Então é claro que as novas Mega Evoluções têm um papel importante neste jogo também. Para dar mais enfoque a este fator, vários novos pokémon receberam Mega Evolução, aumentando a variedade dos jogos.

Além da já conhecida Mega Evolução, ΩR e αS introduz um novo tipo de transformação, chamada de Primal Reversion(ou Reversão Primitiva) que só os pokémon lendários antigos podem atingir ao absorver energia natural para retornar a a forma original que tinham durante a criação do mundo. Obter controle sob a forma Primal de Groudon ou Kyogre é o objetivo da Team Magma ou Team Aqua, respectivamente, dependendo de qual versão você está jogando. É seu dever impedir que eles consigam, enquanto está em jornada para vencer os oitos ginásios e se tornar campeão, durante a qual você encontrará novos personagens, como alguns já conhecidos e também uma variedade de pokémon.


Retornando dos Ruby e Sapphire originais estão as Secret Bases, bases secretas que podem ser construídas em vários locais ao redor de Hoenn, seja em cavernas, árvores ou arbustos. Você pode montar sua Secret Base como bem entender, usando acessórios que podem ser comprados ou adquiridos durante a história. A novidade em ΩR e αS é o compartilhamento dessas bases secretas entre seus amigos usando a internet ou QR Codes, e uma vez compartilhadas, você pode encontrar as bases de seus amigos no seu jogo e até batalhar com eles. Finalmente muitos Treinadores Pokémon podem realizar o sonho de montar seu próprio ginásio!

Outro aspecto que volta de Ruby e Sapphire e não aparecia na série desde Pokémon Diamond, Pearl e Platinum são os Pokémon Contests. Nestes concursos de beleza, seu pokémon compete com outros para receber atenção dos jurados enquanto executa golpes que se convertem em uma pontuação e no final, o pokémon com maior pontuação ganha. Executar uma Mega Evolução durante os Pokémon Contests garante pontos extras e alguns golpes têm efeitos secundários que podem atrapalhar os pokémon adversários. Existem cinco modalidades onde se pode competir: Cool, Beauty, Cute, Smart e Tough


Também há características completamente novas, além das que retornaram. Uma delas é a PokéNav Plus, que faz alusão a PokéNav dos Ruby e Sapphire originais, mas tem funcionalidades totalmente diferentes. Todas as funções podem ser acessadas através da tela de toque do 3DS e são muitos úteis para qualquer treinador.

Entre estas funções estão o BuzzNav, um notíciario que mantêm o jogador atualizado sobre o aparecimento de pokémon raros ou swarms na região, e o MapNav, que dá acesso rápido ao mapa de Hoenn e permite usar Fly para qualquer rota ou cidade já visitada sem precisar abrir o menu. Mas a maior novidade fica para a função DexNav, onde é possível encontrar pokémon específicos em rotas ou cavernas. Quanto mais um pokémon for encontrado, mais chances ele terá de ter um golpe ou habilidade diferente. A DexNav mantêm um histórico dos pokémon que foram capturados em cada rota, facilitando muito o trabalho dos colecionadores. Temos que pegar!

Ainda é possível acessar todas opções que a tela de baixo oferecia em Pokémon X e Y através da função PlayNav. Usando essa função, Pokémon-Amie, Super Training e o Player Search System ficam disponíveis para os jogadores. O Player Search System, ou PSS, é usado para encontrar pessoas do mundo todo para batalhar e trocar pokémon. 

Uma outra novidade, é poder sobrevoar a região de Hoenn de forma interativa montado nas costas de Mega Latios ou Mega Latias, dependendo da versão. Nesse novo modo de jogo, é possível encontrar ilhas e áreas não antes acessíveis e encontrar pokémon lendários que estão passando pela região.


Além de tudo isso, também há uma novidade bônus ao terminar o jogo chamada Delta Episode, que é um prato cheio para os fãs do Pokémon Emerald. Neste novo prólogo que se inicia após vencer a Liga Pokémon pela primeira vez, um asteróide está para colidir com o planeta e embora os cientistas do Space Center, em Mosdeep City, tenham um plano para desvia-lo da rota de colisão, ex-membros da Team Magma ou Team Aqua estão tentando interferir. Uma nova personagem, Zinnia, introduz o jogador a lendas perdidas de Hoenn. Existem várias e várias menções e referências sobre os eventos em Pokémon Emerald, como a batalha de Groudon com Kyogre e como Rayquaza já impediu vários desastres naturais anteriormente. Infelizmente, a Battle Frontier não faz seu esperado retorno...

Jogando Pokémon ΩR e αS, eu me senti redescobrindo um mundo que eu já havia descoberto anos antes, quando me aventurei no universo desses jogos pela primeira vez em Pokémon Ruby e Sapphire. Apesar disso, a cada nova rota que eu visitava, eu era surpreendido e incentivado a explorar, porque nunca antes um jogo da série foi tão vivo e cheio de personalidade quanto este.


Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire




Próxima
« Anterior
Anterior
Próxima »